Acupuntura
maio 10, 2024Ventosaterapia
maio 10, 2024Osteopatia: O que é?
A Osteopatia é uma terapia que combina conhecimentos da medicina alternativa e se baseia na aplicação de técnicas manuais semelhantes à massagem, com o objetivo de auxiliar na recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio entre corpo e mente.
Durante as técnicas aplicadas, o profissional especializado nesta área pode manipular articulações, músculos e nervos para aliviar a dor e melhorar a mobilidade da parte do corpo afetada.
Geralmente, essa terapia é recomendada para pessoas que sofrem com luxações, espasmos musculares e dores no nervo ciático, costas ou ombros, causadas por sedentarismo, má postura, lesões esportivas ou excesso de estresse.
No entanto, a osteopatia não é aconselhável para pessoas com osteoporose avançada ou distúrbios de coagulação do sangue.
Para que serve?
Os osteopatas, profissionais especializados em osteopatia, aplicam técnicas de alongamento e massagem para melhorar condições como:
– Espasmos musculares;
– Dor no nervo ciático;
– Dor nas costas;
– Dor lombar;
– Dor no ombro ou pescoço;
– Hérnia de disco;
– Pequenas lesões esportivas.
Essas técnicas ajudam a melhorar a mobilidade das articulações, aliviar a tensão muscular e promover a circulação sanguínea, sendo também recomendadas para mulheres grávidas para reduzir sintomas como dor nas costas e inchaço nas pernas devido ao peso da barriga.
Como é feita?
Antes de iniciar as sessões de osteopatia, o profissional realiza uma consulta inicial para coletar informações sobre problemas de saúde, histórico familiar de doenças, estilo de vida, hábitos alimentares e pode avaliar a postura e sinais de ansiedade ou estresse na pessoa.
Se o osteopata identificar algum problema grave de saúde, pode encaminhar a pessoa para um médico, como um ortopedista.