Escoliose
maio 9, 2024Dor Sacro-Ilíaca (Sacroileíte)
maio 9, 2024Lesão em Chicote: O Que É?
A lesão em chicote, também conhecida como “síndrome do chicote”, é um tipo de lesão traumática que ocorre quando a cabeça é repentinamente projetada para trás e para frente, assemelhando-se ao movimento de um chicote. Geralmente, essa lesão ocorre em pacientes que sofreram acidentes de carro ou praticam esportes violentos de contato e impacto.
Este movimento repentino do pescoço provoca um estiramento nas musculaturas e ligamentos, levando à inflamação e provocando sintomas dolorosos e incapacitantes no paciente. Em casos mais graves, pode ocorrer lesão nos discos intervertebrais, resultando nos sintomas de uma hérnia de disco, com ou sem comprometimento neurológico. Cintos de segurança e assentos com encosto para a cabeça ajudam a prevenir ou minimizar essas lesões em casos de acidentes de carro.
Quais São os Sintomas?
Os sintomas da síndrome do chicote podem não aparecer imediatamente após o trauma, mas sim algumas horas ou dias depois. Nos casos mais simples, o paciente pode apresentar dor na região do pescoço e ombros, tensão muscular, dificuldade de movimentação do pescoço e dor de cabeça. Em casos mais graves, podem ocorrer lesões nos discos intervertebrais, evoluindo para quadros de hérnia de disco. Dependendo do local em que o disco comprime, podem surgir sintomas neurológicos, como dormência, formigamento e perda de força nos membros superiores.
Tratamento Quiroprático para Lesão em Chicote
Quando o paciente apresenta os sintomas da lesão em chicote, é fundamental que o especialista avalie clinicamente e, se necessário, recorra a exames laboratoriais para identificar a gravidade da lesão. Nos casos em que não houve fratura ou lesões importantes no disco intervertebral, o tratamento é simples e apresenta excelentes resultados nas modalidades terapêuticas conservadoras.
O tratamento quiroprático enfatiza a restauração da mecânica das estruturas da coluna cervical, diminuindo os quadros inflamatórios que provocam a dor e a rigidez muscular do pescoço e ombros. Essa abordagem terapêutica pode ajudar significativamente na recuperação e alívio dos sintomas associados à lesão em chicote.