Massoterapia
maio 10, 2024O que é?
A auriculoterapia envolve a estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular, podendo ser fundamental para o tratamento de doenças, dores e outros desequilíbrios. Além disso, pode contribuir para o diagnóstico de doenças através da observação de alterações nestes pontos.
Essa técnica se baseia na teoria de que o corpo humano pode ser representado integralmente na orelha. Ao estimular os pontos corretos no pavilhão auricular, o corpo libera estímulos que ajudam a restabelecer o equilíbrio.
Os pontos auriculares refletem a atividade funcional de todo o organismo, tornando-se reativos em casos de processos patológicos em suas zonas correspondentes no corpo.
Para que serve?
A auriculoterapia apresenta uma série de benefícios e aplicações:
– Alívio de doenças do trato respiratório, distúrbios gastrointestinais, distúrbios ortopédicos e neurológicos, clínica de dor, entre outros;
– Redução do estresse e da ansiedade, controle da depressão e insônia;
– Tratamento de distúrbios menstruais e infertilidade;
– Aumento da vitalidade e energia, relaxamento, rejuvenescimento da pele, controle do peso, entre outros.
A estimulação dos pontos auriculares pode ser realizada por meio de agulhas, esferas metálicas, sementes de mostarda e eletroestimuladores. Os estímulos podem gerar diferentes manifestações, como sensação de corrente ou energia pelo corpo, calor no pavilhão auricular refletido em partes específicas do corpo.
Os pacientes podem estimular as esferas auriculares várias vezes ao dia, evitando molhar ou deslocar o esparadrapo. Elas podem permanecer por até uma semana, sendo observadas por um período mínimo de 24 horas antes de repetir o tratamento.
A auriculoterapia pode ser indicada como alternativa para pacientes que não desejam ou não podem receber agulhas de acupuntura, além de complementar o tratamento em casa para aqueles que já estão em terapia.